3 influenciadores negros que falam sobre paternidade negra

3 influenciadores negros que falam sobre paternidade negra

Olhar para o lugar da paternidade negra, mesmo com um posicionamento majoritariamente feminino, é um grande desafio para nós, mas também uma oportunidade para refletir sobre o quanto isso influencia a nossa forma de ver e interpretar o mundo.

 

“Hair Love”: curta-metragem estadunidense de 2019

 

O pai negro tem uma importância muito grande na formação da autoestima de filhas mulheres e pretas.

Quantas mulheres com cabelo crespo deixaram de alisá-lo depois que os pais passaram a cuidar de seus próprios cabelos também?

São coisas simples e que fazem com que a mulher crespa e cacheada ame mais o seu cabelo, sua ancestralidade e se veja como uma mulher negra, tornando-se cada vez mais segura para se posicionar nas situações do seu cotidiano.

A paternidade desempenha um papel importantíssimo na construção de um futuro melhor para todos nós.

Nós também somos o resultado de nossa figura paterna.

 

Separamos uma pequena lista com 3 influencers que falam sobre paternidade negra para inspirar cada vez mais o cuidado e o resgate de nossa ancestralidade.

Veja a lista abaixo

1 – Tadeu França | @otadeufranca

Tadeu França é um influenciador digital, ator e pai de dois meninos, Augusto e Hugo. Nas redes sociais, ele aborda a Paternidade Consciente utilizando o humor crítico como linguagem.

Recentemente, lançou o livro “GUGO, o Carneiro Peludo”, que discute temas como antibullying e antirracismo de forma leve, criativa e emocionante.

2 – Humberto Baltar | @baltarhumberto

Humberto é educador, tradutor, intérprete, palestrante e consultor étnico-racial. Diante do nascimento do filho Apolo, ele idealizou o coletivo Pais Pretos Presentes (@paispretos) junto com sua esposa, Thainá Baltar.

Inclusive, já foi palestrante no TEDx Rio, abordando temas como ancestralidade, racismo e empoderamento.

3 – Wakaman & Wakalia | @wakaman.off

Uma dupla de pai e filha influenciadores que no TikTok acumulam mais de 1.9 milhões de seguidores.

Tem um conteúdo mais voltado ao entretenimento e são mais conhecidos por seus vídeos divertidos e por mostrarem sua rotina de cuidados em família, conquistando os corações de milhões de fãs no mundo todo.

Qual outro nome deveria estar nessa lista?


Lembre-se: a presença e o engajamento dos influenciadores que falam sobre paternidade negra são essenciais para ampliar a conscientização e o cuidado com mulheres negras, fortalecendo suas identidades e resgatando suas raízes ancestrais.

São as experiências e os ensinamentos que podem, inspirar não apenas pais, mas toda a sociedade a repensar e valorizar o papel do pai negro na criação de filhas confiantes e empoderadas.

Para se manter atualizado com outras histórias e reflexões siga-nos no Instagram @de_benguela.

Leu o texto e achou interessante? Marque-nos no Instagram.

 

 

Texto escrito por Marcos Paulo | Analista de Mídias e criador de conteúdo