5 dicas para cuidados do cabelo crespo

5 dicas para cuidados do cabelo crespo

É fato que não fomos ensinadas para cuidar dos cabelos crespos, há muitas coisas que não sabemos, algumas até bobas, mas que fazem toda a diferença.

TEMPO

A primeira coisa que você deve saber sobre o crespo é que ele demanda tempo. Vivemos tempos nos que aparentemente só tem valor o que é rápido e fácil de fazer. Sinto informar que os nossos cabelos precisam sim de dedicação e parte do nosso tempo. Recomendo que você tome este tempo semanal de cuidados do cabelo para se amar, o nosso amor por nós mesmas é muito mais importante do que pensamos.

LAVANDO O CABELO

O cabelo crespo é naturalmente seco, por tanto a lavagem se torna um assunto delicado. Não vou entrar no assunto low-poo/no-poo neste post pois é bem mais delicado. Mas são muitos os shampoos que agridem e ressecam, ao lavar e “limpar” tudo levam por água abaixo até a última gotinha da pouca oleosidade dos nossos cabelos. A água quente também é uma fator que provoca o ressecamento.

Sendo assim é muito recomendável a pré-lavagem: meia horinha antes de lavar o cabelo faça um banho de azeite ou óleo de coco ou até mesmo de ricínio. Isso controlará bastante o ressecamento que a lavagem posterior possa provocar.

HIDRATAÇÃO

O nosso cabelo é maravilhosamente simples, ele adora um monte de produtos naturais que se encontram na sua cozinha. Eu sei que existem cremes incríveis por aí mas que custam uma fortuna. Sinceramente, uma boa hidratação da vovó é a que os nossos cabelos mais adoram. Abacate; banana; maionese; mel; maizena; iogurte; gelatina; ovos, são alguns dos vários produtos que você pode usar pra hidratar o seu crespo.

DESEMBARAÇO

Sim, os nossos cabelos embaraçam muito, daí a importância de saber o que usar e como tratar com ele para evitar embaraços e por tanto quebras. Principalmente para as nossas crianças, poxa, pentear o cabelo não deveria ser algo dramático!

Na lavagem: recomendamos sempre a divisão do cabelo em 4 partes, lave parte por parte, com massagem e cuidado.

Após a lavagem: com o creme da sua preferência utilize os dedos para um primeiro desembaraço, há muitos pentes que facilitam o desembaraço dos crespos como pente garfo de madeira (que não arrebenta) ou a escovas estilo Tangle Teezer (que não machucam), MAS, o nosso primeiro aliado é e continuará sendo eternamente os dedinhos =)

Secagem: evite o algodão PLEASE!

Ao dormir: evite o algodão PLEASE!

TWIST

Gente, juro, de todas as coisas que aprendi sobre o nosso cabelo o twist é a técnica mais milagrosa e simples!

No mesmo dia da lavagem de cabelo (mas não só), técnicas como twist e tranças podem ajudar muito, evitando o embaraço e te proporcionando um penteado lindo ao dia seguinte. É uma forma de manter o cabelo protegido e de obter texturas lindas.

Acho o máximo ter um cabelo que me permite fazer tantas coisas.

          

No final das contas, com ou sem polêmica, deveria ser só cabelo!

 

× Qual é sua dúvida?