8 dicas para trabalhar em Home Office (sem enlouquecer)

8 dicas para trabalhar em Home Office (sem enlouquecer)

Sabemos que esse momento vai exigir muito das pessoas. Precisamos paciência não só com a situação mas, também, com gente. Devemos respeitar nossos processos, nossos momentos. O trabalho em casa é novidade para muitas pessoas e por isso, separamos algumas dicas para vocês, Rainhas, se manterem firme nesse período. Bora lá?!

 

1 – Crie um local de trabalho

Demarque seu território!

Estabeleça um cômodo da casa como o seu escritório. Coloque nesse espaço tudo o que você precisa para realizar o trabalho apropriadamente. Dê preferência a locais silenciosos, cômodos arejados e bem iluminados são uma boa pedida. Se você gosta de se conectar com a natureza, coloque uma planta no espaço, coloque retratos da família ou objetos que te façam bem. Trate seu Home Office como um escritório de verdade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 – Estabeleça metas diárias para o seu trabalho

Faça planejamento de atividades, horários e seu grau de importância. Coloque prazo para início e término para cada atividade cumprindo com as suas metas. Assim seu dia renderá muito mais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 – Evite distrações

Manter o foco e a concentração é o segredo para o Home Office! Estabelecer horários para falar sobre assuntos pessoais, estabelecer limites e pedir a compreensão de todos em casa para que respeitem estes limites.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4 – Comunique-se

Estabeleça interações com as pessoas que você trabalha, seu chefe, colegas ou clientes. Procurem lembrar que vocês constituem uma equipe e que mesmo longe vocês ainda possuem os mesmos objetivos e estão passando pelos mesmos desafios. Tirem suas dúvidas, peça ajuda e compartilhem ideias, pois o trabalho remoto pode gerar uma sensação de solitude. Por esse motivo é importante que quando possível, você e a equipe marque reuniões on-line, contate a sua chefe sempre que precisar, peça para checarem a tarefa que você realizou em caso de necessidade, compartilhem ideias para melhorias frequentemente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5 – Elabore uma lista de tarefas

Disciplina é a palavra-chave. Trabalhar em casa pode gerar distrações que afetam sua produtividade. Elabore uma lista de tarefas viáveis a ser executadas durante o dia e se dedique a cumpri-las. Essa é uma boa forma de manter-se produtivo e disciplinado mesmo no conforto do lar, e de não deixar que seu Home Office acabe se transformando em um fardo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6 – Faça pausas

Trabalhando no escritório, longe de casa, de vez em quando você levantava para ir ao banheiro, beber uma água, pegar um café. Adote esse hábito também quando estiver trabalhando em casa.  Essas pausas são fundamentais para espairecer as ideias e seguir para a próxima tarefa. Além de ser úteis para ajudá-lo a resolver um problema aparentemente insolúvel, o distanciamento muitas vezes é necessário para analisar a situação como um todo e solucioná-la com mais facilidade. Sabemos que trabalhar em casa pode ser desafiador para sua produtividade, mas não se cobre além da conta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7 – Mantenha seu local de trabalho organizado

Afinal de contas, o seu escritório residencial não é a casa da Mãe Joana, certo? Assim como no escritório convencional, um local de trabalho minimamente organizado facilita sua vida e aumenta sua produtividade. Evite a tentação de pensar “Mas eu não estou na empresa, ninguém vai ver a minha bagunça mesmo”. Lembre-se que o principal beneficiado por um ambiente de trabalho limpo e bem organizado é você mesmo!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8 – Encerre o trabalho no final do seu expediente.

Sua jornada de trabalho terminou? Hora de descansar. Levante-se, organize o seu espaço de trabalho para o dia seguinte e continue suas atividades pessoais normalmente como se realmente tivesse saído do escritório da empresa. Aproveite este momento de isolamento social para colocar suas séries em dias, ler aquele livro que você está querendo ler há um bom tempo, hidrate sua coroa, cuide da alimentação e se cuide! Pois este momento é uma boa oportunidade para aproveitar a sua própria companhia e se auto conhecer além de aproveitar mais a companhia de quem vive com você.

× Qual é sua dúvida?