A verdade por trás da indústria cosmética para cabelos crespos
Como funciona a produção de cosméticos para Cabelos Crespos?
Toda a ciência moderna tem como parâmetro a etnia caucasiana (povos de origem europeia). Logo tudo é feito considerando os efeitos nas características dessas pessoas, inclusive os cosméticos.
Na fabricação de produtos capilares são realizados testes de segurança e eficácia, por exemplo: nesses testes são utilizadas máquinas que simulam a penteabilidade que o produto proporciona aos fios.
A máquina passa um pente “comum” (fino) por uma mecha de cabelos muitas vezes: dezenas, centenas de vezes. É o estado que a mecha fica ao final do teste que “determina” se o produto trouxe emoliência realmente para o cabelos facilitando seu desembaraço.
Foto: Reprodução
Mas… Quais cabelos são utilizado nesses testes?
Sim, o caucasiano.
Você acha que um produto que passa nesse teste vai contemplar perfeitamente um cabelo crespo?
Isso explica tanta dificuldade e demora da indústria cosmética para criar produtos que realmente atendam as demandas de cabelos crespos.
Existem outros testes, como o de brilho que em cabelos crespos não fazem o menor sentido, já que a própria curvatura natural intensificada não reflete brilho naturalmente.
Logo esse parâmetro não contempla cabelos crespos naturais e saudáveis.
Foto: Reprodução
O desafio para a solução!
Então criar produtos que contemplem de fato cabelos crespos é um desafio muito mais complexo, pois para isso precisamos alterar parâmetros antigos da indústria cosmética.
Então valorize quando encontrar um produto que entregue, de verdade, o resultado que você crespa espera e precisa.
Escrito por: Josi Helena – Estetacosmetologatricologista especialista em estética de pessoas negras.