Afinal, o que é representatividade e o por quê ela é tão essencial?

Afinal, o que é representatividade e o por quê ela é tão essencial?

Hoje em dia vemos, lemos e ouvimos falar tanto de representatividade, mas não paramos para refletir a importância dela no nosso dia a dia. Você já se perguntou como teria sido a sua infância se tivesse uma imagem para seguir, digo, não uma imagem intima, familiar, mas uma imagem externa, do mundo.
Tenho quase certeza que você nem sequer pensou nessa possibilidade e pode estar surpreso com essa pergunta, sabe porquê? Porque sempre fomos esquecidos e a representatividade para nós nunca foi natural (para exemplos positivos) sempre fomos marginalizados e inferiorizados, pela nossa ancestralidade/história (que foi omitida e roubada), pela nossa cor, pela nossa identidade.
Você consegue refletir o estrago emocional que a falta disso nos fez? E a emoção que temos ao ver uma pessoa preta influente?
Ter esse espelho é fundamental para a construção da autoestima, que está intrinsicamente ligada a nossa confiança, quando temos a quem espelhar e seguir, que se pareça conosco (tanto fisicamente, quanto por opiniões, gostos e etc.) nos motiva, nos faz ter vontade de seguir o exemplo e melhor, se tornar referência também.

A representatividade, acima de tudo, é uma corrente, onde no mundo preto, um puxa o outro, pois precisamos de figuras importantes (que sempre tivemos, mas que nunca foram reconhecidas) com seu devido reconhecimento.
A representatividade vai muito além de uma peça publicitária, é algo real que deve ser replicado para que as gerações futuras tenham um exemplo para seguir, onde possam se enxergar de uma forma bonita e não excluída, para que sua autoestima fique no seu devido lugar.
Nós temos como missão trazer essa representatividade, agindo como espelho e trazendo outros pretos para ter seu devido mérito.
Hoje queremos homenagear alguns heróis pretos que não tiveram esse reconhecimento. Lembrar a história é acima de tudo resgate da ancestralidade, um ato de resistência, para jamais sermos esquecidos novamente.

Confira neste artigo a história de vários heróis negros desconhecidos: https://super.abril.com.br/especiais/os-herois-desconhecidos-da-escravidao/
“Parece que os negros não têm passado, presente e futuro no Brasil. Parece que sua história começou com a escravidão, sendo o antes e o depois dela propositalmente desconhecidos.” – Kabengele Munanga

Carol Prates
Equipe De Benguela

× Qual é sua dúvida?