Afrofuturismo

Afrofuturismo

Você já ouviu falar desse termo? Sabe o que significa? Já viu o filme Pantera Negra? Afrofuturismo nada mais é do que imaginar o negro no presente e no futuro, desvincular do povo negro o estigma de que somos ligados somente ao tribal, ao artesanato, a escravidão. Imaginar pessoas negras em locais diferentes daqueles que querem nos empurrar, mostrar que somos plurais e que cabemos onde a gente quiser e puder imaginar.

O Afrofuturismo surgiu na década de 60, um dos pioneiros do movimento, é o cantor, compositor de jazz e poeta, Sun Ra, que tentou em suas letras imaginar um lugar melhor para o povo preto, como a realidade era, ainda é cruel, tentou explorar a ancestralidade em realidades diferentes, planetas, mundos universos extraterrestres e cosmológicos.

O movimento é cultural, social, estético e político, e busca o resgate da ancestralidade, o afrocentrismo, a valorização do povo preto, tenta ‘’reescrever’’ o passado e imaginar o futuro, um futuro diferente com um povo preto glorioso, cheios de reis, rainhas, tecnologia, riqueza e muita prosperidade. Dá pra imaginar tudo isso?

Imaginar, talvez essa seja a palavra chave, imaginar o futuro e como ele pode ser, influencia muito o presente, ver nas telas o que podemos ser, ver o povo preto no futuro, ver o povo preto como agente de mudanças, amplia nossos horizontes, dessa forma podemos começar a questionar e mudar o mundo racista como conhecemos.

Dayane Machado
Equipe De Benguela

 

× Qual é sua dúvida?