Conheça Maria Firmina dos Reis, a primeira romancista brasileira

Conheça Maria Firmina dos Reis, a primeira romancista brasileira

Nascida a 11 de outubro de 1825, em São Luís/MA, Maria Firmina dos Reis é considerada a primeira romancista brasileira. Em 1859 lançou “Úrsula”, título que desde 2017 ganhou 13 edições, 100 anos após a sua morte. 

Pouco se tem de registros sobre sua vida particular e sua carreira. Faleceu, em 11 de novembro de 1917, cega e pobre, no Vilarejo de Guimarães onde passou boa parte de sua vida. Abolicionista, escreveu em 1887 o conto “A Escrava”, que fora publicado na Revista Maranhense. Também escreveu um “Hino de Abolição dos Escravos”.  

Maria era negra, filha de pai negro e mãe branca, registrada sob o nome de um pai ilegítimo.

Uma característica de sua literatura, é falar sobre os escravizados de forma nobre e generosa, em pé de igualdade com os brancos. E quando lhes dá seu lugar de fala, faz de modo genuíno, para que eles mesmos contem suas tragédias, muito diferente de vários textos abolicionistas da época.  

Não há dúvidas da importância dessa mulher para literatura e cultura, não só do Maranhão, mas do país todo. É triste que ela tenha seguido o mesmo caminho de outros escritores, de uma morte na falência e praticamente sozinha; ao mesmo que é essencial que jovens leitores de hoje em dia tenham acesso às suas obras e ao seu legado.

 

Flavia Pereira para De Benguela

× Qual é sua dúvida?