Dia 25 de Maio: Dia da Mãe África

Dia 25 de Maio: Dia da Mãe África

Você sabe porque no dia 25 de Maio é comemorado o dia da África?

Em 1963 ocorreu uma conferência em Adis Abeba, capital da Etiópia, para traçarem uma estratégia visando uma unificação do Continente Africano. O dia 25 foi marcado pela criação da Organização da Unidade Africana (OUA). Esse evento contou com a participação de chefes de estado e diplomatas de 32 países africanos independentes.
Mais tarde, no ano de 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 25 de maio como Dia da Libertação Africana, ou o Dia da África. A União Africana possui 53 membros, cobrindo quase todo o continente africano: África do Sul, Argélia, Angola, Benim, Botswana, Burkina Faso, Burundi, Cabo Verde, Camarões, Chade, Congo Brazaville, Costa do Marfim, Djibouti, Egito, Eritreia, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Lesoto, Libéria, Líbia, Malawi, Mali, Maurícias, Mauritânia, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Quênia, Rep. Centro-Africana, Rep. Dem. Do Congo, Ruanda, Saara Ocidental, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Seychelles, Somália, Suazilândia, Sudão, Tanzânia, Togo, Tunísia, Uganda, Zâmbia, Zimbabwe.
O Objetivo da União Africana é unidade e a solidariedade africana. Defende a eliminação do colonialismo, a soberania dos Estados africanos e a integração econômica, além da cooperação política e cultural no continente.

× Qual é sua dúvida?