Dia da Criança Africana (16 de junho)

Dia da Criança Africana (16 de junho)

O Dia da Criança Africana institucionalizado pela Organização de Unidade Africana “OUA” em Addis-Abeba, Etiópia, desde 1991, é comemorado no dia 16 de junho de todos os anos, em memória das crianças de Soweto, massacradas em 1976 por terem protestado contra a discriminação no ensino.

Neste acontecimento, milhares de estudantes negros do Soweto, África do Sul, na sua manifestação exigiram às autoridades uma melhor educação e direito à aprendizagem das línguas nativas em vez de unicamente o inglês.

A manifestação juvenil que tinha fins pacíficos acabou virando tragédia, na qual durante 14 dias morreram mais de 100 pessoas e outras 1000 ficaram feridas. O episódio de coragem das crianças e estudantes ficou conhecido como o “Levante do Soweto”.


Com a sua luta eles conseguiram que suas reivindicações fossem atendidas, e em homenagem a todos os que participaram deste ato e principalmente àqueles que perderam as suas vidas pela construção de um futuro melhor, foi estipulado 16 de junho como o Dia da Criança Africana. As crianças representam o futuro e a esperança de um mundo melhor.

 

× Qual é sua dúvida?