A história por trás do dia 20 de novembro

A história por trás do dia 20 de novembro

Dia da Consciência Negra.

Você já se questionou o porquê desta data 20 de novembro?
Neste mês falaremos mais sobre a consciência negra e o porquê devemos não só comemorar, mas compreender essa data.
Para entendermos melhor sobre, temos que voltar no tempo e conhecer uma figura importantíssima para nós brasileiros!

Zumbi dos Palmares e o dia 20 de novembro

Zumbi foi, assim como nossa Rainha Tereza De Benguela, um grande líder e comandou junto com sua esposa Dandara um dos mais conhecidos Quilombos do Brasil, o Quilombo dos Palmares!
Quilombo esse que resistiu por aproximadamente 90 anos, resgatando e acolhendo irmãos escravizados. Funcionando de uma maneira colaborativa, onde o crescimento foi notável por conta das estratégias adotadas por Zumbi e Dandara, também pela coragem e a inteligência de todos os irmãos do Quilombo, tudo isso fez com que vencessem muitas batalhas.
Em 1694, no entanto, um ataque aconteceu no Quilombo dos Palmares, ataque esse que infelizmente destruiu toda a comunidade que lá resistiu por muitos anos. Zumbi por sua vez, conseguiu fugir, mas foi traído e preso pelas tropas bandeirantes. No ano seguinte, aos 40 anos de idade, ele foi degolado em 20 de Novembro.
Agora que sabemos um pouco sobre o Zumbi, conseguimos entender ou melhor, ligar as datas!


Mas antes de falarmos disso, vamos comentar também sobre o 13 de Maio.


Dia 13 de Maio, foi por muito tempo comemorado como uma data de libertação do povo negro, mas hoje em dia temos a compreensão que essa data foi cedida para celebrarmos uma falsa liberdade, pois quando a lei áurea foi assinada pela Princesa Isabel (no dia 13 de maio de 1888) não aconteceu a verdadeira liberdade, mas sim praticamente um ato simbólico, pois nossos ancestrais não tiveram a devida assistência para poder ter uma vida digna!

Pensando nisso, em 2011 grupos antirracistas, reivindicaram uma nova data, para que o verdadeiro herói fosse lembrado, e que pudéssemos celebrar nossa resistência. Nisso surgiu a ideia do 20 de Novembro, que foi o dia que nosso Zumbi foi morto, como infelizmente não temos a data de nascimento dele, foi escolhida a de sua morte.

Entendendo e sabendo disso, podemos começar a falar sobre a consciência negra e o porquê ela é tão fundamental!
Como este é um assunto extenso, e deve ter o máximo de informações possíveis, neste mês da Consciência Negra, vamos dedicar nossos posts no blog para falar sobre o assunto.

Não perca!

Semana que vem seguimos falando sobre e explicando cada vez mais como a consciência negra é importante e deve ser discutida.

Obrigada pela leitura Rainha, te espero na próxima semana.

Instagram da De Benguela.

Site da De Benguela

Carol Prates

× Qual é sua dúvida?