Lugar de mulher, é onde ela quiser.

Lugar de mulher, é onde ela quiser.

É título de livro, nome de música, frase camiseta, de cartaz e uma ideologia cada vez mais presente nas sociedades.
Às vezes é difícil olhar com otimismo essa mudança que parece vir a passos lentos, por isso colocamos aqui 20 mulheres que estiveram e estão onde elas quiseram:

1. Angela Davis

É professora e filosofa estadunidense, integrante do Partido Comunista nos Estados Unidos e ficou conhecida na década de 1970, por ser parte dos Panteras Negras e lutar pelos direitos civis de pessoas negras.

2. Bessie Coleman

Primeira mulher negra a conseguir licença internacional de piloto de avião. Um ano antes de Amelia Earhart, primeira mulher a cruzar o Oceano Atlântico como pilota de avião.

3. Carolina Maria de Jesus

Escreveu o livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, que foi publicado em 1960 a partir das páginas de seus diários. Ela era catadora de papel e narrava a vida dura de viver em uma favela de São Paulo.

4. Dandara Zumbi

Companheira de Zumbi dos Palmares, foi parte importante na organização de Palmares e nas estratégias de ataque e defesa do Quilombo.

 

5. Djamila Ribeiro

Mestre em Filosofia Política, escreveu os livros O Que É Lugar de Fala? Quem tem medo do feminismo negro? em 2017 e 2018, respectivamente. É atualmente uma das figuras brasileiras mais importantes do movimento negro.

6. Ellen Johnson Sirleaf

Foi a primeira mulher eleita chefe de estado de um país africano e a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente na Libéria. Em 2011, ela também recebeu um Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho como Primeira Ministra da Libéria.

7. Glória Maria

Foi a primeira repórter negra na televisão do Brasil, com estreia em novembro de 1971. Foi a primeira mulher a usar a Lei Afonso Arinos contra discriminação racial no Brasil, quando o gerente de um hotel de luxo não permitiu que ela entrasse pela porta da frente do prédio.

8. Hattie McDaniel

Foi a primeira mulher negra a estar presente em uma cerimônia do Oscar como convidada. E também foi primeira mulher negra a receber o prêmio de melhor atriz coadjuvante.

9. Janelle Commissiong

Primeira mulher negra a conquistar o título de Miss Universo, em 1977. 25 anos depois do primeiro concurso.

 

10. Mae Jemison

Primeira astronauta negra da história, embarcou em 1992 no ônibus espacial Endeavour. Foi uma das 15 pessoas selecionadas entre 2 mil.

11. Marielle Franco

Foi vereadora do Rio de Janeiro, eleita em 2016 como a quinta mais votada. Socióloga com mestrado em Administração Pública, defendia as causas das mulheres, negros e LGBTs. Foi presidente da Comissão de Defesa da Mulher e havia assumido no início de 2018 a relatoria de uma comissão de acompanhamento à intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.

12. Maya Angelou

Foi a primeira motorista negra de ônibus em São Francisco, com apenas 17 anos. Na década de 50, se firmou como atriz, cantora e dançarina. Maya foi também a primeira mulher negra a se tornar roteirista em Hollywood.

13. Oprah Winfrey

É a primeira mulher negra a se tornar bilionária. Também foi a primeira negra a receber o prêmio Cecil B. DeMille, entregue no Globo de Ouro, que celebra artistas com impacto mundial no entretenimento. Comandou por 25 anos o talk-show com maior audiência da história da televisão norte-americana.

14. Rosa Parks

Em 1955, quando os Estados Unidos vivia um forte período de segregação racial e negros só podiam ficar no fundo dos ônibus, teve uma parada onde várias pessoas brancas entraram no ônibus e não havia mais lugares disponíveis para elas. Por isso uma pediu que Rosa se levantasse de seu lugar. Ela se recusou a sair de onde estava e foi presa, ameaçada e humilhada pela sociedade, e se tornou uma grande inspiração para o movimento negro por seu ato de coragem.

15. Ruth de Souza

Foi a primeira dama negra do teatro, do cinema e da televisão brasileira. Foi também a primeira atriz negra a subir no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Ruth foi a primeira atriz brasileira a ser indicada ao prêmio de Melhor Atriz em um festival internacional de cinema, o Sinhá Moça, em Veneza, em 1954.

16. Simone Biles

Com 22 anos de idade, já ganhou 4 medalhas de ouro em ginástica artística e é uma das maiores atletas da modalidade na atualidade. Ela é a primeira atleta na história a conquistar quatro ouros na prova.

17. Taís Araújo

Foi eleita defensora dos Direitos das Mulheres Negras da ONU Mulheres Brasil. A atriz é uma das grandes influências e protestantes dos direitos das mulheres e dos negros no Brasil.

18. Toni Morrison

Foi a primeira mulher negra a receber um prêmio Nobel de Literatura, com a obra Amada. Livro sobre o cotidiano de sofrimento das pessoas negras, especialmente mulheres.

19. Viola Davis

Foi a primeira mulher negra a ganhar um Emmy de melhor atriz. E  foi também a primeira negra a conquistar uma tríplice de prêmios muito valiosa na indústria do cinema e da televisão: Oscar, Emmy e Tony. Em sua primeira indicação ao Oscar, ela só havia aparecido no filme durante 8 minutos.

20. Zezé Motta

Uma das primeiras atrizes negras do Brasil a ganhar destaque no mundo. A atriz sempre lutou pela igualdade de gênero e racial, além de mais tolerância religiosa. É um grande nome na história do nosso país.

 

Existem muitas outras mulheres que são inspiração e representatividade, como a Karol Conka, Iza, Jaqueline Goes de Jesus, uma das brasileiras a estar nos estudos sobre o coronavírus. E a mulher que deu orgiem ao nomo da nossa marca: Tereza de Benguela, rainha do Quilombo de Quariterê.

Quem é a mulher que te inspira?

× Qual é sua dúvida?