Reis e Rainhas do Egito

Reis e Rainhas do Egito

Quando você pensa em Reis e Rainhas, quais pessoas vêm à sua mente? Alguma delas é negra?

Você já parou e pensou: e antes dos navios negreiros, o que havia? Toda a riqueza, prosperidade, palácios, reis, rainhas, guerreiros e guerreiras.


(Imagem produzida por De Benguela – Peruca Coily 50cm )

O que nos foi e o que não foi ensinado

Fomos privados de nossas histórias, nos estereotiparam como escravos e apenas isso. Mas somos um povo glorioso e cheios de conquistas, de vitórias, um povo que cultua e festeja suas tradições e origens. Viemos de civilizações onde Reis e Rainhas poderosos exibiam luxos e tinham uma cultura muito refinada.

Os egípcios por exemplo, que começaram uma civilização em torno do Rio Nilo, dominavam a agricultura, engenharia, astrologia e matemática, séculos antes dos europeus e suas navegações, eles construíram casas, cidades, templos e monumentos tão esplendorosos e majestosos que até hoje a humanidade tenta explicar sua existência. As pirâmides foram construídas para guardar as riquezas dos faraós e suas rainhas, para que pudessem continuar vivendo suas vidas luxuosas para toda a eternidade.


(Imagem produzida por De Benguela – Peruca Kinky 50cm )

A realeza está no nosso DNA, busque sua ancestralidade e tome posse da sua majestade. Quando falarmos ou pensarmos em nossos irmãos/irmãs, não podemos ter uma visão simplista e rasa dos mesmos, pois somos e sempre seremos muito mais do que associações a escravos e pessoas pobres, somos descendentes de Reis e Rainhas.

Vamos naturalizar a ideia de pretos no poder, pois desconstruir isso também é uma revolução e a revolução não é feita só de grandes atos, mas principalmente de pequenas atitudes no nosso dia-a-dia, onde vamos desconstruindo ideias e evoluindo cada dia mais. Assim como nossos ancestrais, vamos resgatar nossa identidade, e reconhecer que nossa origem, não é só a que nos ensinaram na escola. Mesmo que pequena, essa já é uma grandiosa atitude.

By Dayane Machado.

Conheça um pouco dos nossos Reis e Rainhas:

https://www.geledes.org.br/grandes-reis-e-rainhas-da-africa/
https://docs.ufpr.br/~lgeraldo/upoimagens3.html
https://www.terra.com.br/diversao/arte-e-cultura/os-tesouros-roubados-da-africa-que-foramparar-
em-museus-da-europa-e-dos-eua,6e310bcad37ec994294ecdb9d63f1da1etpgximo.ht
ml
https://ceert.org.br/noticias/historia-cultura-arte/12499/grandes-reis-e-rainhas-da-africa

× Qual é sua dúvida?