Saiba quem foi Antonieta de Barros fundadora da lei do Dia dos Professores
No dia 15 de outubro é comemorado o “Dia dos Professores”, a data foi criada por Antonieta de Barros, uma mulher negra, eleita deputada estadual no ano de 1934, em Santa Catarina. Ela defendia o poder revolucionário e libertador da educação para todas e todos.
Nasceu em 11 de julho de 1901 e foi alfabetizada por estudantes que moravam em sua casa, uma pensão criada pela sua mãe. Se tornou jornalista, professora e política. Antonieta defendia a educação, valorização da cultura negra e a emancipação feminina. Quando tinha 17 anos fundou o curso “Antonieta de Barros” para combater o analfabetismo de adultos pobres.
Ela acreditava que a educação era a única forma de libertar a classe menos favorecida. Sofria muitos ataques e ameaças tanto de homens ricos, quanto das oligarquias da mídia e na política. Mesmo assim ela seguiu lutando.
Concorreu ao cargo de deputada estadual em 1945 e foi eleita como suplente. Assumiu em 1947 e cumpriu o mandato até 1951. Ela foi a única mulher negra a ocupar o cargo em Santa Catarina até os dias de hoje.
Antonieta criou o projeto de lei dando origem ao feriado escolar em homenagem ao Dia do Professor (Lei Nº 145, de 12 de outubro de 1948), em Santa Catarina. A data foi oficializada apenas em outubro de 1963, pelo presidente da República, João Goulart.
Fonte: El País