Saiba quem foi Antonieta de Barros fundadora da lei do Dia dos Professores

Saiba quem foi Antonieta de Barros fundadora da lei do Dia dos Professores

No dia 15 de outubro é comemorado o “Dia dos Professores”, a data foi criada por Antonieta de Barros, uma mulher negra, eleita deputada estadual no ano de 1934, em Santa Catarina. Ela defendia o poder revolucionário e libertador da educação para todas e todos.

Nasceu em 11 de julho de 1901 e foi alfabetizada por estudantes que moravam em sua casa, uma pensão criada pela sua mãe. Se tornou jornalista, professora e política. Antonieta defendia a educação, valorização da cultura negra e a emancipação feminina. Quando tinha 17 anos fundou o curso “Antonieta de Barros” para combater o analfabetismo de adultos pobres.

Ela acreditava que a educação era a única forma de libertar a classe menos favorecida. Sofria muitos ataques e ameaças tanto de homens ricos, quanto das oligarquias da mídia e na política. Mesmo assim ela seguiu lutando.

Concorreu ao cargo de deputada estadual em 1945 e foi eleita como suplente. Assumiu em 1947 e cumpriu o mandato até 1951. Ela foi a única mulher negra a ocupar o cargo em Santa Catarina até os dias de hoje.

Antonieta criou o projeto de lei dando origem ao feriado escolar em homenagem ao Dia do Professor (Lei Nº 145, de 12 de outubro de 1948), em Santa Catarina. A data foi oficializada apenas em outubro de 1963, pelo presidente da República, João Goulart.

Fonte: El País

× Qual é sua dúvida?