Thelma Regina, campeã BBB 20
*Arte por: Gabriela Tornai*
Thelma Assis: mulher, negra, 35 anos, médica. Essa é a mais nova vencedora do BBB20. E o porque isso é importante para nós?
Nascida e criada na periferia de São Paulo, Thelma foi adotada com três dias de vida pela Yara Assis e Carlos Alberto de Assis. Seu sonho em ser médica surgiu quando criança, ao passar por um tratamento médico.
Assim como nós, Thelminha lutou e luta para ter seu espaço dentro da sociedade. Para conseguir realizar seu sonho de ser médica, ela e seus pais batalharam muito. Ajudava os pais a pagar a mensalidade do cursinho dando aulas de balé e distribuindo panfletos. Ela conseguiu ser aprovada no vestibular com uma bolsa de 100%.
“Eu sou fora da curva: fiz colegial em escola pública, fiz cursinho de R$ 120, que era o que minha mãe podia pagar, consegui uma bolsa em um cursinho melhor e entrei [na universidade] como bolsista. Eu era a única menina negra da minha turma. Tinham 100 pessoas, 99 eram brancas” (Thelma em entrevista)
Ao entrar no curso, veio outra batalha. O fato de não ter dinheiro para os materiais era difícil e para não desistir, teve que se adaptar. Nossa médica, não tinha condições de comprar os instrumentos e os livros do curso por serem caros e, então, para economizar, usava cópias e almoçava no restaurante popular a R$ 1.
Thelma é uma inspiração! Não só por ter conquistado o Big Brother Brasil, mas por sua trajetória. Enfrentar o racismo e o machismo todos os dias é uma luta diária das Mulheres Negras.
NÓS NOS ORGULHAMOS DE VOCÊ, THELMINHA!