Você já ouviu falar do movimento Black is Beautiful?

Você já ouviu falar do movimento Black is Beautiful?

Esse movimento foi criado em 1960 pelo partido dos Panteras Negras com o intuito de exaltar a beleza preta.  Beleza essa que não era reconhecida e infelizmente até hoje não é respeitada, com isso, os Black Panthers tiveram a percepção de que a autoestima faz parte do poder de um povo, assim nasceu o Black is Beautiful. Começou nos EUA e tomou conta do mundo, elevando a autoestima de vários irmãos e irmãs pretos.
Falando nos Panteras Negras devemos sempre lembrar que ele era liderado por mulheres pretas que cuidavam de diversas necessidades do partido. Dentro do partido dos Panteras Negras surgiram outros projetos como o Black is Power e The Lumpen que tinham como objetivo final elevar a autoestima do povo preto e mostrar que somos e sempre seremos resistência.


Black is Power é uma prova disso, mostrando que até nossa forma de vestir e a forma como deixamos nosso cabelo é um jeito de resistir. Desde ao punho cerrado, ao cabelo garfado, sempre conseguimos expressar nossa luta em nosso corpo. E fazemos isso até de forma inconsciente exaltando nossos ancestrais usando turbantes, tranças, dreads etc.

Carol Prates

× Qual é sua dúvida?