A transição capilar é uma jornada de autodescoberta e amor próprio para muitas mulheres negras. É um processo de deixar os cabelos naturais crescerem, após anos de alisamentos químicos ou outros tratamentos que danificam os fios.
Ainda que seja um desafio, a transição capilar também pode ser extremamente leve, cheia de boas expectativas e muito amor próprio.
É uma oportunidade de se reconectar com a beleza dos seus cabelos e fios na sua forma natural.
O que leva tantas mulheres a abraçarem essa jornada?
1. Busca pela autoestima:
Uma das principais motivações para a transição capilar é a busca por uma autoestima mais confiante.
A sociedade ainda impõe padrões de beleza que valorizam cabelos lisos fazendo com que muitas mulheres se sintam insatisfeitas com seus cabelos naturais.
A transição capilar é um processo que desafia esses padrões, é um processo que reafirma a beleza da mulher negra. Para muitas Rainhas, por exemplo, tem sido uma jornada de aprender a amar e cuidar dos seus cabelos naturais, reconhecendo a sua beleza como única.
2. Saúde capilar:
Os alisamentos químicos e alguns tratamentos agressivos podem danificar os cabelos, deixando-os secos, quebradiços e sem vida.
Muitas mulheres enxergam a transição capilar como uma oportunidade de recuperar a saúde dos fios, fazendo com que eles cresçam novamente com uma estética e saúde mais fortes e mais saudáveis.
Isso permite que os cabelos se recuperem dos danos e cresçam com mais vitalidade.
3. Conexão com a ancestralidade:
Cabelos crespos e cacheados carregam muitas histórias e fazem parte de muitos aspectos na cultura e história de mulheres negras.
Por isso, o momento da transição capilar deixa de ser unicamente estético, para trazer um significado ainda maior de conexão com a sua ancestralidade e sua cultura.
4. Quebra de padrão:
A sociedade ainda persiste em trazer estereótipos negativos sobre cabelos crespos e cacheados, como por exemplo, dizer que são feios e inadequados.
Assumindo o nosso cabelo natural, demonstramos que somos orgulhosas de ser quem somos sem nos importar com a opinião das outras pessoas.
5. Inspiração para outras mulheres:
Na De Benguela, conhecemos muito bem o poder que uma mulher tem de inspirar e criar uma comunidade cada vez mais engajada.
Sabemos que é possível ter cabelos crespos e cacheados lindos e saudáveis, sem a necessidade de alisamentos químicos ou outros tratamentos agressivos.
Temos tantas Rainhas com histórias incríveis que têm inspirado muitas outras mulheres a se amarem e aceitarem seus cabelos naturais.
A transição capilar não é fácil, mas é uma jornada que vale a pena ser trilhada
Um conselho de Rainha para você que está no processo de transição capilar:
Comece devagar, vá com calma, livre-se da pressão de cortar todo o cabelo alisado de uma vez.
Comece fazendo cortes graduais ou usando técnicas para disfarçar a raiz durante o crescimento natural dos fios.
Invista em produtos de qualidade para cabelos crespos e cacheados aqui em nosso site.
Nossos apliques e alongamentos de cabelo humano e natural são perfeitos para ajudar na sua transição capilar.
Você poderá contar com 4 texturas diferentes e uma delas pode ser similar a textura do seu próprio cabelo.
Lembre-se de procurar um profissional especializado em cabelos crespos e cacheados para aprender as melhores dicas de cuidados para manter seus cachos saudáveis e bonitos.
Se precisar de nossa ajuda, nos envie uma mensagem e nossas consultoras especializadas poderão ajudá-la também.
Lembre-se, Rainha: você não está sozinha!