Day After: mini guia prático de como fazer.

Day After: mini guia prático de como fazer.

A expressão day after vem do inglês e em tradução livre é o “dia depois” referente ao dia da lavagem. É recomendável que cabelos crespos e cacheados não sejam lavados todos os dias, por isso a manutenção dos fios entre uma lavagem e outra é muito importante e esse tempo de day after varia de pessoa para pessoa.
Veja algumas dicas de como fazer o day after:

1. Como lavar os cabelos:

Primeiramente, na hora de lavar o cabelo é importante o uso de produtos que não vão agredir a sensibilidade do couro cabeludo e dos cabelos crespos. Xampus sem sulfato são os mais indicados. Os cabelos de textura de 3c a 4c produzem pouca oleosidade, lavá-los com um produto que tenha mais ação detergente, aqueles que fazem bastante espuma, vai fazer com que o cabelo fique com um aspecto mais seco. Nisso, entra também a temperatura da água, lavar a cabeça em água muito quente resseca o couro cabeludo.
A depender do intervalo entre as lavagens, da textura do cabelo e das atividades diárias, recomenda-se alternar o uso de xampu, sendo uma cada duas lavagens somente com o condicionador. Esse processo é conhecido como co-wash. E já existem no mercado esse tipo de produto mais leve, feito somente para isso.

2. Finalizando o cabelo:

Essa é uma das partes mais cruciais para o day after. É finalização no dia da lavagem que ajuda a manter o cabelo por mais tempo nos dias subsequentes.
Fazer fitagem é um passo importante. Para isso você precisa, após o banho, separar os cabelos em partes. Pegue um creme de pentear e passe das pontas até a raiz, penteando com os dedos. Seja firme com os dedos, conforme for penteando com o creme, o cabelo vai se dividir sozinho em outras pequenas partes, como se fossem fitas.
Feito em todo o cabelo, amasse o cabelo com as mãos de baixo para cima. Agora é só deixar o cabelo secar naturalmente, evitando ficar passando a mão nos fios, para que a modelagem dos cachos não se perca.

3. Hora de dormir:

O uso de fronha de cetim no lugar da de algodão, ajuda a evitar o atrito no cabelo, causando o frizz. Pode ser também uma touca de cetim ou um lenço. Para as madeixas de médio a longo comprimento, fazer um coque abacaxi também ajuda na manutenção dos cachos e evita o efeito amassado pela manhã.
É importante não prender o cabelo molhado nem muito apertado, para não marcar os fios.

4. Day After:

É pela manhã que vem a hora da verdade! Seguindo todas as dicas, dificilmente será preciso fazer muita coisa pela manhã, mas caso tenha algum frizz ou amassado, com o auxílio de um borrifador, é possível modelar novamente o cabelo de forma rápida, sem precisar molhar toda a cabeça.
Você pode fazer as seguintes misturas:

1. Água com creme de pentear;
2. Creme com óleo vegetal, como o de coco, rícino ou argan, por exemplo;
3. Água (100 ml), soro fisiológico (100 ml) e creme de pentear.

Borrife a solução que mais lhe agradar na parte do cabelo onde deseja modelar novamente e pronto!

Se você nunca teve a experiência do day after, é importante ter paciência e ficar atento aos sinais que seu cabelo dá e a forma como ele reage com as escolhas de produtos. Também reveja sua rotina, se você pratica atividades físicas em alguns dias da semana, se organize para a lavagem depois do exercício.

× Qual é sua dúvida?