Tereza de Benguela

Tereza de Benguela

 

Você sabe quem foi Tereza de Benguela e a verdadeira importância dela na história?

Quando dizemos que a Tereza de Benguela foi uma líder quilombola, a grande verdade é que muitas vezes não percebemos a dimensão do cargo.

Liderar um quilombo era liderar toda a sua estrutura administrativa para fazer a “roda girar”, ou seja, as pessoas que ali viviam sob a proteção do quilombo, precisavam da estrutura para se alimentar, vestir e se defender.

Tenha em conta que os líderes quilombolas sempre eram homens. Quem nunca ouviu falar de Zumbi dos Palmares? Sendo assim, o cargo para Tereza de Benguela veio por conta da morte do seu marido, Zé Piolho.

A Tereza de Benguela teve que assumir o comando do Quilombo do Quariterê (no Mato Grosso), revelando-se uma líder ainda mais implacável que o seu marido. Rainha Tereza, como ficou conhecida por todos, criou uma espécie de Parlamento, coordenou a plantação de algodão para vestimenta, plantação de milho, feijão, mandioca… para alimentação do seu povo. Fora o sistema de defesa criado mediante a troca ou resgate de armamento.

Durante décadas a Rainha Tereza de Benguela esteve a frente do Quilombo protegendo negros e índios da escravidão.

O Dia 25 de Julho foi instituido como Dia Internacional da Mulher Negra da América Latina e Caribe e Dia Nacional da Tereza de Benguela.

Reflita, conheça e transmita a historia.