Você já se perguntou: O que é esse tal de “fator encolhimento” ? Alguns falam bem e outros nem tanto, então vamos entender de uma vez por todas HOJE o que é e como funciona.
Os cabelos crespos e cacheados não crescem diretamente para baixo – eles fazem cachos ou ziguezague, para dar o formato do fio. Quando você lava o cabelo, ele fica um pouco mais aberto, mostrando o real comprimento do fio. Mas, depois de secar, ele volta a ficar mais curvado – parecendo ter encolhido.
Primeiro de tudo: O fator encolhimento é lindo, característica principal do nosso maravilhoso e divo cabelo Afro! Então antes de mais nada Rainha lembre-se sempre que é uma característica especial nossa, devemos amar, cuidar e sentir orgulho de nossas coroas naturais.
Qual é o seu Fio?
Vamos entender a estrutura do fio cacheado e crespo:
Iniciando no 3B, ele é o cabelo com cachos médios e com bastante definição, apresenta formato de espiral que lembra uma mola. Estes tipos de fios tendem a ser mais frágeis, porém sua textura pode ser mais grossa.
O tipo 3C, compreende mais textura e volume que os anteriores, mas ainda possuem cachos, sendo menores e bem definidos, com circunferência semelhante a de um lápis. É um cabelo cacheado que possui fios finos e frágeis.
O cabelo crespo tipo 4 A, aparenta sua textura bem mais fina e frágil do que o do 3C. Possui fios em formatos de “S”, mas em um padrão mais fechado, com espirais e espessura bem finas. Por possuir fios que são finos e se manter unidos formam molas naturais.
O tipo 4B, não possui uma formação de ondas definidas, e seguidas de ângulos agudos em formato de “Z”. É um cabelo que possui fios finos e bem dobrados, sendo mais frágeis. Encolhe cerca de 75% do seu comprimento real. O tipo 4C, é um cabelo que não possui forma, dificilmente irá seguir um padrão. Podendo variar com fios finos, grossos e dobrados. É o tipo de cabelo que mais apresenta fator encolhimento de acordo com o seu tamanho normal.
Foto com perucas De Benguela com diferentes texturas
Não esquece:
“Cada cabelo pode ser formado por mais de um tipo de cacho com várias formas e espessuras, com isso é importante que cada pessoa aprenda a diferenciar o seu tipo de cacho e suas diferenças, não para entender só a estrutura entre eles, mas para saber a forma de cuidados e produtos corretos de cada tipo de cabelo, respeitando as qualidades e aproveitando o máximo das diferentes belezas encontrada em cada um.” (GIAMPÁ, 2016).
Há também aqueles dias em que queremos driblar esse fator encolhimento e usar nosso cabelo mais compridos e para isso temos diversas formas de contornar o mesmo e vamos te contar tudo em uma conversa com a Thaís pelo nosso Instagram.
É só clicar AQUI Rainha e aproveitar essas dicas incríveis.
Visite nosso site para conhecer os produtos especializados em cabelos crespos e cacheados.
Referência:
GIAMPÁ, Sabrinah. O livro dos cachos: Aprenda a amar e cuidar do seu cabelo como ele é. 21 1ª ed. – São Paulo: Paralela, 2016.