Autoestima é algo que se tem quando a pessoa valoriza a si mesma, se permite ser o que quiser e se ama exatamente como é. A autoestima da mulher negra é, infelizmente, mais frágil, isso porque muitas mulheres negras tem essa característica abalada por diversos motivos da sociedade.
Hoje vamos falar de uma autoestima que despertou e se libertou depois de tanto tempo adormecida. E quanta importância isso tem e quanta vida isso traz. É fácil de notar o quanto é fundamental o fortalecimento da autoestima para a resistência e luta das mulheres negras.
A Madalena, a nossa Madah é a prova do poder que a liberdade e autoestima tem. Quem vê a Madah agora não imagina o sofrimento que ela enfrentou trabalhando em situação análoga à escravidão por anos. Além de tudo que passava ela foi obrigada a ter seu cabelo raspado durante esse tempo, por que sempre o nosso cabelo? Porque querem que a gente deixe de ser o quem somos.
Com sua autoestima resgatada e com a liberdade de ser quem ela é, Madah exibe sua coroa crespa e linda junto de um sorriso cheio de luta e esperança nas redes sociais.
Nós podemos tudo não é mesmo? Conheça mais sobre o propósito da De Benguela
Liberdade cantou!