Dia do Empreendedor: De Benguela em cena

Dia do Empreendedor: De Benguela em cena

Hoje é Dia do Empreendedor e é impossível não lembrar dela: Thaís Ramos.

Quando se comemora o Dia do Empreendedor, a reflexão que se constrói é em torno do papel do empreendedorismo como instrumento de mudança.

Quem é Thaís Ramos

Thaís Ramos é nossa Rainha, Empresária, CEO De Benguela e LinkedIn Top Voices Varejo. Ela que criou a De Benguela e continua à frente deste grande desafio.

Thaís Ramos, CEO De Benguela
Thaís Ramos, CEO De Benguela

Tudo começou quando ela desejava uma solução para o seu problema capilar e de autoestima, pois seus cabelos eram alisados desde os 6 anos de idade, 20 anos depois eles não aguentavam mais os efeitos da química.

Aqui no blog você pode conferir toda a história com detalhes, desta forma você entenderá que a marca nasceu de um sonho, o sonho de mais representatividade.

O empreendedorismo feminino no Brasil

Num contexto geral, talvez você não saiba, mas metade das empresas no Brasil fecham as portas antes de completar 5 anos.

Ser uma mulher empreendedora envolve ser uma verdadeira impulsionadora de transformações, criatividade e ousadia. Essas atitudes servem de exemplo, motivando outras mulheres a trilharem essa mesma jornada incrível.

Segundo o levantamento do Sebrae e reportagem realizada pela CNN Brasil, com base em dados do IBGE, o percentual de empreendedoras em relação ao total de negócios chegou a 34% no Brasil em 2022: são mais de 10 milhões de mulheres donas de seus próprios negócios.

Você é uma delas?

Empreendedorismo feminino negro: Como estamos?

Apesar do crescimento, empreendedoras negras ainda enfrentam desafios, incluindo dificuldades no acesso a crédito, capacitação e redes de apoio. O destaque vem para os ramos de comércio, serviços, tecnologia, moda, beleza e gastronomia.

Já existem várias organizações e redes que buscam apoiar e promover o empreendedorismo feminino negro no Brasil com mentorias, capacitação e recursos.

É essencial que este movimento esteja ocorrendo, já que promove ainda mais o empoderamento de mulheres negras no Brasil.

Em um dos artigos feitos pelo site Notícia Preta, é destacado e comprovado através de um estudo que “Pretos e pardos são mais da metade dos empreendedores do país – cerca de 51% dos brasileiros que tocam algum tipo de negócio. Destes, 52% são mulheres”.

Mulheres negras são 52% do total de empreendedores negros no Brasil.

Os impactos de ser uma marca fruto do protagonismo feminino negro

São muitos desafios: burocracias, taxas, falta de tempo, obstáculos… Empreender é uma jornada que exige muita coragem e resiliência.

É ainda mais complexo quando encontramos um cenário com uma concorrência desleal fruto da falta de fiscalização e do comércio clandestino de cabelos.

Sabemos que não é fácil, e nossa CEO Thaís Ramos sabe bem disso, mas é incrível pensar que 7 anos atrás, um sonho que era unicamente dela tomou grande proporção, criando um reinado com milhares de Rainhas e Reis De Benguela preenchidos de autoestima, representatividade e beleza.

Empreender com propósito é capaz de encher outras vidas de propósito e autoestima.

Neste Dia do Empreendedor, desejamos a todas as Rainhas empreendedoras uma jornada de sucesso e que possam impactar toda a sociedade brasileira de forma positiva e duradoura.

 

 

 

Marcos Paulo